sexta-feira, 16 de março de 2012

Platão

Olá, meus aprendizes queridos.


Estava aqui pensando em vocês, como de costume, e resolvi adiantar nossas pesquisas. Por isso, vamos começar a conversar sobre Platão, que será o próximo matemático a estudarmos.
Espero que essa atividade esteja enriquecendo o aprendizado de vocês.


"Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal."


Espero que só tenham coisas boas em suas vidas.


Um feliz final de semana.
Beijos da profe.

31 comentários:

  1. Platão nasceu em Atenas, em 428 a.C.,e faleceu em 348 a.C. Para ele, a matemática era uma ciência indispensável à compreensão da razão e da essência. Sua obra mais notável é "A República", onde diz que "a matemática é “mais importante que dez mil olhos”".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilhoso Vini.
      Uma contribuição mega significativa.
      Concordo com Platão....a matemática é mais importante que dez mil olhos.

      Excluir
  2. Gostaria de sugerir o estudo do matemático George Boole, que revolucionou o mundo com a difundida Lógica Booleana, aplicável em boa parte dos dispositivos eletrônicos com circuitos digitais.
    Vinícius, 301.

    ResponderExcluir
  3. Oi gente ^^

    Platão valorizava os métodos de debate e conversação como formas de alcançar o conhecimento. De acordo com Platão, os alunos deveriam descobrir as coisas superando os problemas impostos pela vida. A educação deveria funcionar como forma de desenvolver o homem moral. A educação deveria dedicar esforços para o desenvolvimento intelectual e físico dos alunos.

    ai uma frase de platão, que eu acho muito boa.

    "O que mais vale não é viver, mas viver bem". Platão

    beijos ;* Myriam Melo, 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myriam
      Excelente participação.
      Platão é um dos matemáticos mais brilhantes.

      Excluir
  4. Oláaa colegas ;D
    Platão teve uma educação semelhante à dos jovens aristocratas da sua época, recebendo aulas de retórica, música, matemática e ginástica ele creditava que o mundo que conhecemos não é o verdadeiro. Para ele, a realidade não estava no que podemos ver, tocar, ouvir, perceber. Na filosofia de Platão existem dois mundos: o primeiro é aquele que podemos perceber ao nosso redor, com os cinco sentidos. O outro é o mundo das idéias, onde tudo é perfeito e imutável. Não podemos tocá-lo, ele não é concreto. Só o pensamento pode nos levar até lá. Agora vai ai algumas frases que gostei muito:
    "De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar".
    "Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama"
    "O livro é um mestre que fala mas que não responde".
    Beijos Karine 303

    "Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz"

    ResponderExcluir
  5. Oi pessoal,^^

    Platão, por volta de 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até a morte.Pouco depois de 399 a.C., Platão esteve em Mégara com alguns outros discípulos de Sócrates, hospedando-se na casa de Euclides. Em 388 a.C., quando já contava quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas. Nesta ocasião, veio a conhecer Arquitas de Tarento. Durante essa viagem Dionísio I convidou Platão,para ir a Siracusa, Na Sicília
    No início, Dionísio deu liberdade para Platão se expressar, porém quando se sentiu ofendido, Dionísio vendeu Platão no mercado de escravos por vinte minas; alguns filósofos, porém, juntaram o dinheiro, compraram Platão e o mandaram de volta para a Grécia, aconselhando-o que os sábios deve se associar o menos possível aos tiranos, ou com o maior cuidado possível. E isso aconteceu por mais duas vezes seguidas terminando em fracassos.

    Só para concluir Arquitas de Tarento,oi um filósofo, cientista, estratega, estadista, matemático e astrónomo grego, considerado o mais ilustre dos matemáticos pitagóricos. Acredita-se ter sido discípulo de Filolau de Crotona e foi amigo de Platão. Fundou a mecânica matemática e influenciou Euclides. Foi o primeiro a usar o cubo em geometria e a restringir as matemáticas às disciplinas técnicas como a geometria, aritmética, astronomia e acústica. Embora inúmeras obras sobre mecânica e geometria lhe sejam atribuídas, restaram apenas fragmentos cuja preocupação central é a Matemática e a Música.

    Beijos Caroline Tomé 301

    ResponderExcluir
  6. Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Nesse sentido, não se poderá deixar de referir que, à entrada de sua Academia, segundo algumas fontes, se lia a máxima:

    Que não entre quem não saiba geometria.

    Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Indagado certa vez sobre a atividade do demiurgo, respondeu:

    Ele geometriza eternamente.

    Além disso, a Matemática é o modelo de todo o processo de compreensão. Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para além da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. Como Platão defende na República, o filósofo deve saber matemática porque “ela tem um efeito muito grande na elevação da mente compelindo-a a raciocinar sobre entidades abstratas”.

    Platão sempre considerou que a ciência dos números ou aritmética se encontra acima de muitas outras que eram tidas como essenciais para as artes profissionais.
    A lenda atribui a paternidade da aritmética ao herói Palamedes que combateu em frente de Tróia e de quem se diz que ensinou ao chefe supremo Agamémnon o uso da nova arte para fins estratégicos e táticas. Platão ri-se dos que assim pensam pois, segundo ele, Agamémnon não teria sido capaz nem sequer de contar os dedos, muito menos, os contingentes do seu exército e da sua frota.
    Para Platão, a aritmética é muito mais do que uma simples ciência auxiliar para o combate. O seu valor não reside nas suas aplicações práticas. Sem ela o Homem não seria Homem. É com uma riqueza impressionante de análise que Platão determina o valor cultural da matemática como algo que purifica e estimula a alma, um saber que faz voar o pensamento para os objetos mais sublimes, que arrasta a alma para o Ser. A sua eficácia reside em facilitar, àqueles que para ela têm talento, a capacidade para compreender toda a classe de ciências.
    Quanto aos preguiçosos, ao serem iniciados e treinados, ainda que outra utilidade a matemática não lhes traga, ao menos estimula neles a agudeza de espírito.
    É que, como diz Platão na República, " a matemática é “mais importante que dez mil olhos”".
    ------------

    Alexandra Lovatto, 301

    ResponderExcluir
  7. O nome de Platão era Aristocles. Platão foi o apelido que ganhou por ter os ombros largos. A palavra grega "platys" da qual se originou é a mesma que deu origem a "platéia" e "praça", que significam espaços largos.

    Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Nesse sentido, não se poderá deixar de referir que, à entrada da Academia, segundo fontes posteriores, se lia a máxima: "Que não entre que não saiba geometria".

    Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Indagado certa vez sobre a atividade do demiurgo, respondeu: "Ele geometiza eternamente".

    Bjs da Larih 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Lari.
      Bem parecido com o comentário da Alexandra, mas está valendo.

      Excluir
  8. Olá pessoal!
    Platão também escreveu o famoso "Mito da Caverna".
    Irei resumi-lo rapidamente...
    Imaginemos um muro alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

    Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.

    Os prisioneiros julgam que essas sombras eram a realidade

    Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.
    Abraços, espero ter cooperado! (:
    Karen Vergani - 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa contribuição, Karen.
      É ótimo ter você por aqui.
      Abração.

      Excluir
  9. ooooi!

    Algumas frases de Platão :)

    "De todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar."

    "Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. Bengalas são provas de idade e não de prudência."

    "Uma vida não questionada não merece ser vivida."

    "Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado."

    "A paz do coração é o paraíso dos homens."

    "Todo homem é poeta quando está apaixonado."

    Acho que ta bom só essas!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível.
    Aléxia Vargas - 303

    ResponderExcluir
  11. '' Platão sempre considerou que a ciência dos números ou aritmética se encontra acima de muitas outras ciência que eram tidas como essenciais para as artes profissionais.''

    Leonardo Salvador , 303.

    ResponderExcluir
  12. Bom não tem muitas coisas pra comentar mas acho que isso ninguém falou.

    Platão sempre dizia que "A necessidade é a mãe de toda invenção."
    E com sua esperteza Platão criou "Os sólidos de Platão" que formavam polígonos planos regulares congruentes (Tetraedro, Cubo, Octaedro, Dodecaedro, Icosaedro)alguns deles já eram conhecidos por pitagóricos e os egípcios utilizaram o Tetraedro para suas piramides.

    Gabriel Comerlato, 303 :DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Gabriel.
      Vamos estudar os sólidos de Platão este ano. Então, legal sabermos um pouco mais sobre ele, não é?

      Excluir
  13. Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Nesse sentido, não se poderá deixar de referir que, à entrada da Academia, segundo fontes posteriores, se lia a máxima:

    “Que não entre quem não saiba geometria”
    Anaraí 301



    Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Indagado certa vez sobre a actividade do demiurgo, respondeu:

    “Ele geometriza eternamente”.

    Além disso, a Matemática é o modelo de todo o processo de compreensão. Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para além da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. Como Platão defende na República, o filósofo deve saber matemática porque

    “ela tem um efeito muito grande na elevação da mente compelindo-a a raciocinar sobre entidades abstractas”

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo, Nara.
      Sua última frase foi de imensa importância para que todos percebam que a matemática é essencial para nós.

      Excluir
  14. Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo. Então ele respondeu: Se a missão da filosofia é descobrir a verdade para além da opinião e da aparência, das mudanças e ilusões do mundo temporal, a Matemática é um exemplo notável de conhecimento de verdades eternas e necessárias independente da experiência dos sentidos. E como ele diz "a matemática é mais importante que dez mil olhos”."

    Já postaram bastante coisas então não sei se isso é meio parecido, mas ta aí! beijos

    Allana Roxo - 303

    ResponderExcluir
  15. Segundo Platão, os sentidos físicos não nos revelam a verdadeira natureza das coisas. Por exemplo, ao observamos algo branco ou belo, jamais chegaremos a ver a brancura ou a beleza plenas, embora tragamos, dentro de nós, uma idéia do que elas são. Assim, as únicas coisas de fato permanentes e verdadeiras seriam as idéias. O mundo físico, por sua vez, não passaria de uma cópia imperfeita e mutável delas. Observar o mundo físico pouco adiantaria então para alcançarmos uma compreensão da realidade, embora servisse para reconhecermos, ou recordamos, as idéias perfeitas que traríamos dentro de nós.

    E aí vai uma frase, que na minha opinião, faz refletir essa coisa de não enxergarmos toda a perfeição das coisas, e só a parte que queremos ver.

    "A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos".

    Bruna, 301

    ResponderExcluir