segunda-feira, 5 de março de 2012

Aristóteles

"Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura."


Acharam que essa frase é de minha autoria??? Não, mas não é mesmo. Essa é uma das muitas frases de Aristóteles.


Éééééé, mais um cara legal, que nos ajudou muito, a muito, muito, muito tempo atrás.
Escolham aquele que vocês acham mais legal para escrever (Georg Cantor e/ou Aristóteles). Não precisam escrever nas duas postagens, mas se acharem interessante é bem vinda a contribuição de todos.


Vamos lá. Vai ser maravilhoso ter vcs por aqui.
Grande abraço para meus anjos.
Profe Maísa

44 comentários:

  1. O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.

    "Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem." (Aristóteles)

    (Não postarei muita coisa, pois como dito na aula devemos deixar que os outros também tenham o que postar sem se tornar algo repetitivo.)

    Eduarda Marcon, 303

    ResponderExcluir
  2. 'A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais”
    Uma das melhores frases dele, talvez se esse conceito seguisse a prática, não trataríamos a desigualdade de forma errada, ou seja, tentando nos tornar todos iguais, e sim aceitaríamos á todos, com nossas desigualdades, e com o devido respeito entre elas.

    Bruna, 301.

    ResponderExcluir
  3. Aristóteles foi um filósofo grego, aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia. Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores, da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu em 335 a.C..

    ResponderExcluir
  4. Oláaa
    Bom vamos lá Aristóteles foi aluno de Platão e professor de Alexandre o Grande suas escritas abrangeram muitos assuntos como a ética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, poesia retórica, zoologia, biologia, história natural e musica .Ele foi tipo o "magnata" o "maioral" dos filósofos que transformou a filosofia pré socrática.
    Eu também li o livro o Mundo de Sofia que fala sobre alguns filósofos e fala muito bem de Aristóteles que ressalta o fato dele não ser somente o ultimo grande filósofo grego foi também o primeiro grande biólogo da Europa e ele era conta as ideias de Platão.
    Eu aconselho todos a ler o Mundo de Sofia é ótimoo se quiserem eu empresto hehehe
    Beijos
    Karine 303

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Karine.
      Amei seu comentário. Já ouvi falar bastante desse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Nas férias você me empresta se não estiver com ninguém?
      Super beijo

      Excluir
  5. A concepção aristotélica de Física parte do movimento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria se forma com a ausência de movimento.

    Aline 303

    ResponderExcluir
  6. Uma coisa maais que faz nos entender um pouco melhor o senhor Aristóteles...
    Enquanto Platão usou apenas a razão, Aristóteles ao contrario usou também seus sentidos e ele criou a linguagem técnica usada ate hoje nas ciências
    Beijinhos
    Karine 303

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa minha afilhada vai dar o que falar.
      Maravilha, Karine.
      Beijos

      Excluir
  7. Gosto das frases dos pensadores, então vamos la:

    "O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."

    "Um bom começo é a metade."

    "A cultura é o melhor conforto para a velhice."

    "Ter muitos amigos é não ter nenhum."


    Francini,303
    Beijoooos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boooooooooooom, Fran.
      Também amo as frases dos pensadores.
      Beijocas.

      Excluir
  8. Lógica

    Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também será.
    Guilherme 303

    ResponderExcluir
  9. O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Fez escola e seus pensamentos foram seguidos e propagados pelos discípulos. Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
    -> Pensamento de Aristóteles sobre a educação:
    "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".

    Rafaela 303

    ResponderExcluir
  10. Grande Aristóteles!! eehehe
    Enquanto Platão optava por fazer desenhos de construções sociais imaginárias, utópicas, por projeções sobre qual o melhor futuro da humanidade, Aristóteles procurou tratar das coisas reais, dos sistema políticos existentes na sua época. Classificou-lhes, definindo suas características, separando-os em puros ou pervertidos.
    Acho que é isso não vou escrever muito.

    Beijos maísa!!!

    Gabriel 303

    ResponderExcluir
  11. Muita gente falou sobre as implicações metafísicas, mas não o conceito de metafísica em Aristóteles que é extremamente complexo e não há uma definição única. O filósofo deu quatro definições para metafísica:
    *a ciência que indaga causas e princípios;
    *a ciência que indaga o ser enquanto ser;
    *a ciência que investiga a substância;
    *a ciência que investiga a substância supra-sensível.
    Segundo a astronomia de Aristóteles

    A substância de um objeto é dada por sua materia e por sua forma. A matéria consiste nos elementos fisicos que constituem alguma coisa. Forma e matéria juntas, mostram-se ao homem através das informações captadas por nossos sentidos. A forma é o aspecto metafísico, que jundo da matéria (aspecto físico) cria o mundo.

    ResponderExcluir
  12. Principais obras de Aristóteles:

    - Ética e Nicômano
    - Política
    - Órganon
    - Retórica das Paixões
    - A poética clássica
    - Metafísica
    - De anima (Da alma)
    - O homem de gênio e a melancolia
    - Magna Moralia (Grande Moral)
    - Ética a Eudemo
    - Física
    - Sobre o Céu

    att
    Jéssica Vergani - 303

    ResponderExcluir
  13. A astronomia de Aristóteles era Geocêntrica, como todos acreditavam naquela Época, que o Planeta Terra era esférico e que tudo girava em torno dele, ou seja, em sua concepção, até mesmo o Sol girava em torno da Terra, o que para nós hoje é ridículo. Segundo seu pensamento e estudos, a Terra não fazia nenhum movimento, nem de rotação, nem de translação, assim como as estrelas, que segundo ele eram estáticas.

    ResponderExcluir
  14. http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2003/icm14/images/orbptolomeu.gif
    Aí está uma imagem que ilustra como Aristóteles achava que era a Astronomia.
    Turma 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse menino é meu orgulho.
      É isso aí, se puxa menino.
      Ótimos comentários.

      Excluir
  15. Aristóteles apresenta uma lista dos diferentes tipos de coisas que podem afirmar-se a propósito de um indivíduo. Essa lista contém 10 artigos: substância, quantidade, qualidade, relação, espaço, tempo, postura, vestuário, actividade e passividade. Faria sentido dizer, por exemplo, que Sócrates era um ser humano (substância), que media 1,50 m (quantidade), que era talentoso (qualidade), que era mais velho que Platão (relação), que vivia em Atenas (espaço), que era um homem do século v a. C. (tempo), que estava sentado (postura), que envergava uma capa (vestuário), que estava a cortar um pedaço de tecido (actividade) e que foi morto por envenenamento (passividade). Esta não é uma simples classificação de predicados verbais: cada tipo de predicado irredutivelmente diferente, pensava Aristóteles, representa um tipo de entidade irredutivelmente diferente.

    ResponderExcluir
  16. ooi =D

    Aristóteles Fundou em Atenas, no ano de 335 a.C, a escola Liceu, Foi-lhe dado este nome porque estava situada junto ao templo dedicado a Apolo Liceano. Os estudos concentravam-se sobre o que hoje poderíamos denominar "ciências naturais", ao contrário da Academia, onde era dada grande importância à geometria.
    Aristóteles foi o verdadeiro fundador da zoologia, a ele se deve a primeira divisão do reino animal.


    “A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais”.

    "A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces".

    acho que esses pensamentos dele dizem tudo. espero que tenham gostado, beijoos ;*

    Myriam Melo, 301.

    ResponderExcluir
  17. Uma curiosidade sobre Aristóteles. Consta que quando ele estava estudando, segurava em uma dadas mãos uma bola de cobre e se adormecesse cairia em uma bacia de metal, despertando-o.
    Quem sabe não adotamos essa ideia? hahaha ai estudamos mais! hahaha
    Abraços!
    Karen Vergani, 301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehehe.....muito legal, Karen.
      Amei sua participação.
      Abraço.

      Excluir
  18. Grande filósofo e pensador esse Aristóteles não é?
    Foi chamado de pai da biologia, mas muitos não sabem que ele também teve suas falhas e incorreções. Alguns erros são célebres. Na zoologia, por exemplo, considera que o homem tinha oito pares de costelas, não reconhece os ossos do crânio humano (três para o homem, um, circular, para a mulher), supõe que as artérias estão cheias de ar (como, aliás, supunham os médicos gregos), pensa que o homem tem um só pulmão. Não esqueçamos: Aristóteles classificou e descreveu cerca de quinhentas espécies animais, das quais cinquenta terá dissecado - mas nunca dissecou um ser humano.
    Espero ter ajudado!
    Karen Vergani, 301

    ResponderExcluir
  19. Aristóteles recusava o infinito em ato (ou infinito real), ou seja, considerado como entidade. Ele
    negava toda a existência física ao infinito, mas reconhecia certa existência matemática. Por exemplo, cada
    natural é seguido de um outro, nenhum ponto é o último de uma reta. Os matemáticos tentaram se contentar com
    esse infinito em potência, evitando tanto quanto possível o infinito em ato.


    (Troco trevinhos por bombons.)

    Evelize -301

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK....Eve, tu me mata.
      Foi maravilhosa sua contribuição.
      Parabéns.

      Excluir
  20. Filho de Féstias e de Nicómaco, médico e amigo do rei Amintas II. Ao dar-lhe um nome grego, seu pai quebra um costume: O filho deveria ter o nome do avô, Macaon. Aristóteles tem duas irmãs. Os pais de Aristóteles morreram em 373 a.C., e a criança vai viver na casa de sua irmã Arimnesta, em Misia. O cunhado, Próxenes, será seu tutor.

    Aléxia Vargas 303

    ResponderExcluir
  21. É provável que o interesse de Aristóteles por biologia e fisiologia decorra da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações.Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão.

    Débora Longhi, 303

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, neh?
      Já pensou se eu não deixasse vocês entrarem na sala se não soubessem Geometria?

      Excluir
  22. Muito bem pessoal, encerramos nossos comentários sobre Aristóteles. Agora só falta marcarmos o dia das nossas reflexões, acerca do que foi comentado.

    ResponderExcluir