sexta-feira, 23 de março de 2012

Texto Final - Aristóteles

Olá, pessoal.
O trabalho de vocês está ficando cada dia mais maravilhoso. Estão todos de parabéns.
Vamos marcar o dia para o compartilhamento dessas pesquisas com os demais colegas.
Estou aprendendo muito com vocês.
Essa troca me faz a professora mais feliz do universo.
Obrigada.
Feliz final de semana.
Mega beijo, com todo meu carinho.
Profe Maísa


Aristóteles

O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C., na cidade antiga de Estágira, e morreu em 322 a.C. Era filho de Féstias e de Nicómaco, médico e amigo do rei Amintas II. Ao dar-lhe um nome grego, seu pai quebra um costume: o filho deveria ter o nome do avô, Macaon. Aristóteles teve duas irmãs. Os pais de Aristóteles morreram em 373 a.C., e a criança foi viver na casa de sua irmã Arimnesta, em Misia. O cunhado, Próxenes, foi seu tutor.
Aristóteles foi aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande. É provável que o interesse de dele por biologia e fisiologia decorreu da atividade médica exercida pelo pai e pelo tio, e que remontava há dez gerações. Com cerca de 16 ou 17 anos partiu para Atenas, maior centro intelectual e artístico da Grécia. Como muitos outros jovens da época, Aristóteles foi para lá prosseguir os estudos. Duas grandes instituições disputavam a preferência dos jovens: a escola de Isócrates, que visava preparar o aluno para a vida política, e Platão e sua Academia, com preferência à ciência (episteme) como fundamento da realidade. Apesar do aviso de que, quem não conhecesse Geometria ali não deveria entrar, Aristóteles decidiu-se pela academia platônica e nela permaneceu vinte anos, até a morte de Platão. Seus pensamentos filosóficos e as ideias sobre a humanidade têm influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo.
Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também a teologia medieval da cristandade.
Para Aristóteles, a Lógica é um instrumento, uma introdução para as ciências e para o conhecimento e baseia-se no silogismo, o raciocínio formalmente estruturado que supõe certas premissas colocadas previamente para que haja uma conclusão necessária. O silogismo é dedutivo, parte do universal para o particular; a indução, ao contrário, parte do particular para o universal. Dessa forma, se forem verdadeiras as premissas, a conclusão, logicamente, também será. 
Seus escritos abrangem diversos assuntos, como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
O filósofo deu quatro definições para metafísica:
*a ciência que indaga causas e princípios;
*a ciência que indaga o ser enquanto ser;
*a ciência que investiga a substância;
*a ciência que investiga a substância supra-sensível.
Juntamente com Platão e Sócrates (professor de Platão), Aristóteles é visto como um dos fundadores, da filosofia ocidental. Em 343 a.C. torna-se tutor de Alexandre da Macedónia, na época com 13 anos de idade, que será o mais célebre conquistador do mundo antigo. Em 335 a.C. Alexandre assume o trono e Aristóteles volta para Atenas, onde funda o Liceu em 335 a.C. Foi-lhe dado este nome porque estava situada junto ao templo dedicado a Apolo Liceano. Os estudos concentravam-se sobre o que hoje poderíamos denominar "ciências naturais", ao contrário da Academia, onde era dada grande importância à geometria. 
Ele foi o "magnata", o "maioral" dos filósofos que transformou a filosofia pré-socrática. Além disso, foi o primeiro grande biólogo da Europa. Verdadeiro fundador da zoologia, a ele se deve a primeira divisão do reino animal. Muitos não sabem, mas ele também teve suas falhas e incorreções. Alguns erros são célebres. Na zoologia, por exemplo, considera que o homem tinha oito pares de costelas, não reconhece os ossos do crânio humano (três para o homem, um, circular, para a mulher), supõe que as artérias estão cheias de ar (como, aliás, supunham os médicos gregos), pensa que o homem tem um só pulmão. Não esqueçamos: Aristóteles classificou e descreveu cerca de quinhentas espécies animais, das quais cinquenta terá dissecado - mas nunca dissecou um ser humano.
A concepção aristotélica de Física parte do movimento, elucidando-o nas análises dos conceitos de crescimento, alteração e mudança. A teoria do ato e potência, com implicações metafísicas, é o fundamento do sistema. Ato e potência relacionam-se com o movimento enquanto que a matéria se forma com a ausência de movimento.
Enquanto Platão usou apenas a razão, Aristóteles ao contrário usou também seus sentidos e criou a linguagem técnica usada até hoje nas ciências.
O filósofo valorizava a inteligência humana, única forma de alcançar a verdade. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos. 
Enquanto Platão optava por fazer desenhos de construções sociais imaginárias, utópicas, por projeções sobre qual o melhor futuro da humanidade, Aristóteles procurou tratar das coisas reais, dos sistemas políticos existentes na sua época. Classificou-lhes, definindo suas características, separando-os em puros ou pervertidos.
Segundo a astronomia de Aristóteles:
A substância de um objeto é dada por sua matéria e por sua forma. A matéria consiste nos elementos físicos que constituem alguma coisa. Forma e matéria juntas mostram-se ao homem através das informações captadas por nossos sentidos. A forma é o aspecto metafísico, que junto da matéria (aspecto físico) cria o mundo.
A astronomia de Aristóteles era Geocêntrica, como todos acreditavam naquela Época, que o Planeta Terra era esférico e que tudo girava em torno dele, ou seja, em sua concepção, até mesmo o Sol girava em torno da Terra, o que para nós hoje é ridículo. Segundo seu pensamento e estudos, a Terra não fazia nenhum movimento, nem de rotação, nem de translação, assim como as estrelas, que segundo ele eram estáticas.
Aristóteles apresenta uma lista dos diferentes tipos de coisas que podem afirmar-se a propósito de um indivíduo. Essa lista contém 10 artigos: substância, quantidade, qualidade, relação, espaço, tempo, postura, vestuário, actividade e passividade. Faria sentido dizer, por exemplo, que Sócrates era um ser humano (substância), que media 1,50 m (quantidade), que era talentoso (qualidade), que era mais velho que Platão (relação), que vivia em Atenas (espaço), que era um homem do século v a. C. (tempo), que estava sentado (postura), que envergava uma capa (vestuário), que estava a cortar um pedaço de tecido (actividade) e que foi morto por envenenamento (passividade). Esta não é uma simples classificação de predicados verbais: cada tipo de predicado irredutivelmente diferente, pensava Aristóteles, representa um tipo de entidade irredutivelmente diferente.
Consta que, quando Aristóteles estava estudando segurava em uma das mãos uma bola de cobre e se adormecesse cairia em uma bacia de metal, despertando-o. Ele negava toda a existência física ao infinito, mas reconhecia certa existência matemática. Por exemplo, cada natural é seguido de um outro, nenhum ponto é o último de uma reta. Os matemáticos tentaram se contentar com esse infinito em potência, evitando tanto quanto possível o infinito em ato. 

Frases:
"Devemos tratar nossos amigos como queremos que eles nos tratem."
“A pior forma de desigualdade é tentar fazer duas coisas diferentes iguais.” 
"O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz."
"Um bom começo é a metade."
“A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.”
"A cultura é o melhor conforto para a velhice."
"Ter muitos amigos é não ter nenhum."
"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces."

Principais obras de Aristóteles:
- Ética e Nicômano; Política; Órganon; Retórica das Paixões; A poética clássica; Metafísica;
- De anima (Da alma); O homem de gênio e a melancolia; Magna Moralia (Grande Moral);
- Ética a Eudemo; Física; Sobre o Céu.

Texto elaborado a partir dos comentários no blog das turmas 301 e 303 do Colégio Estadual Imigrante - Caxias do Sul -RS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário