segunda-feira, 5 de março de 2012

Texto final: Tales de Miletto


Tales nasceu em torno de 624 a.C, na Ásia Menor (Turquia) e morreu em 547 a.C em Mileto.
Segundo o historiador grego Diógenes Laércio, morreu com 78 anos durante a 58ª Olimpíada.
Tales de Mileto foi considerado o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica (a Jônia era uma região situada no litoral da porção asiática das colônias gregas). Foi geômetra e astrônomo, ficou famoso por ter previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C
Tales descobriu várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma sequência lógica, mas com demonstrações dedutivas.
Tales de Mileto é um dos sete sábios da Grécia, e foi autor das seguintes obras:
*Teorema de tales;
* Semelhança de triângulos;
* Ângulos, circunferência e cálculo de altura de pirâmide;
Mas muitas de suas obras não tem muita influência hoje em dia, pois esse homem deu espaço a outro, chamado Pitágoras. Mas é bom deixar bem claro que foi ele mesmo, Tales de Mileto, quem iniciou a Geometria Demonstrativa.
Tales encontrou na água, essa substância de onde tudo se origina e para onde tudo retorna, na sua existência passageira. Essa posição deve-se ao fato de Tales observar que os animais, as plantas etc., necessitam de água para sobreviver e se desenvolver.
Descoberta dos fatos geométricos de Tales: 
* a demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
* a demonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
* a demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
* a demonstração de que ao unir-se qualquer ponto de uma circunferência aos extremos de um diâmetro AB obtém-se um triângulo retângulo em C. Provavelmente, para demonstrar este teorema, Tales usou também o fato de que a soma dos ângulos de um triângulo é igual a dois ângulos retos;
Tales diz para o fato de que se duas retas se cortam, então os ângulos opostos pelo vértice são iguais.
Alem disso, conseguiu tirar a sua primeira medida de altura sem ter que subir com uma fita métrica medindo tudo, ele observou o comprimento das sombras de uma pirâmide no momento em que a sombra de um bastão vertical é igual à sua altura.
Tales é considerado o mestre da matemática específica e deixou claro que o mais importante não é o que sabemos, mas sim como sabemos.
No Naturalismo esboçou o que podemos citar como os primeiros passos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais'' disse Tales. Ah, ele também foi o marco inicial da filosofia ocidental.
Tales de Mileto, usando seu conhecimento astronômico e meteorológico (provavelmente herdado dos babilônios), Tales previu uma excelente colheita de azeitonas com um ano de antecedência. Sendo um homem prático, conseguiu dinheiro para alugar todas as prensas de azeite de oliva da região e, quando chegou o verão, os produtores de azeite tiveram que pagar a ele pelo uso das prensas, o que levou-o a ganhar uma grande fortuna com esse negócio.
Na época de Tales, os grupos consideravam os elementos da natureza (sol, terra, ceu, oceano, montanhas, etc...) como forças autônomas, honrando-os como deuses. Estes deuses constituíam-se na fonte e na essência de todas as coisas do universo. Tales foi o primeiro pensador a discordar dessa religião vigente, cujos princípios eram ditados pela percepção que os homens captavam através dos seus sentidos. O ponto de partida da teoria especulativa de Tales foi a verificação da permanente transformação das coisas umas nas outras e na sua intuição básica é de que todas as coisas são uma só coisa fundamental, ou um só principio.
Tales teve atuação política ao tentar unir algumas cidades-Estado para que, integradas, fossem mais fortes em eventual defesa de invasões de outros povos.
Se Tales aparece como o iniciador da filosofia, é porque seu esforço em buscar o princípio único da explicação do mundo não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso para o próprio desenvolvimento dela.
A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro por um tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, de onde o nome deriva. Dessa forma, pôde Tales declarar que a magnésia (ímã) atrai o ferro por também possuir uma alma.
O esforço investigativo de Tales no sentido de descobrir uma unidade, que seria a causa de todas as coisas, representa uma mudança de comportamento na atitude do homem perante o cosmos, pois abandona as explicações religiosas até então vigentes e busca através da razão e da observação, um novo sentido para o universo.
Segundo historiadores, Tales de Mileto pode manter suas pesquisas através dos recursos adquiridos com a profissão de comerciante, com a qual pode ter contato com vários povos e várias culturas, que em minha opinião podem ter influenciado na formação de seus pensamentos e de seu conhecimento, fazendo com que ele criasse a partir de um conjunto de ideias, a sua própria filosofia e fizesse as suas descobertas.
Tales era praticamente o Chuck Norris da Geometria e Eletricidade. 
Tales fez uma grande contribuição para o estudo da eletricidade, porque o nome eletricidade vem do latim electricus, e significa "produzido pelo âmbar por fricção". Ele descobriu o eletromagnetismo por acaso. Estava ele andando na floresta onde encontrou uma resina vegetal, naquele instante ele pensou em vender e ganhar alguns "trocados". Mas para isso ele tentou deixar aquela resina lustra ou brilhante, portanto foi pego por ele um pedaço de lã de ovelha. Ao esfregar na resina parecia estar frustado, pois ela não dava brilho, então a jogou num canto onde o pasto atraiu essa resina.
Portanto Tales além de ser um sujeito intelectual descobriu por acaso essa atração. Mas apesar das descobertas feitas pelos gregos, a eletricidade só teve seus conhecimentos sistematizados a partir da segunda metade do século XVIII.
E se não fosse o Tales de Mileto, talvez hoje não teríamos nem nossos fones de ouvido.
Hoje em dia também não seria possível ter o nosso bendito sonzinho no carro. Já que os alto-falantes precisam de imã e o rádio precisa da energia da bateria. Nem os carros movidos a combustão funcionariam, já que precisam da faísca da vela gerada pela bateria elétrica do carro para poder haver explosão nos pistões.
Seria impossível ser criado até mesmo os motores elétricos, usados nos liquidificadores, batedeiras, aspiradores de pó, etc., pois não teria nem a energia e nem os imãs pra fazer eles funcionarem.
Tales de Mileto elaborou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade nos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, tentando buscar um princípio que permanecesse, apesar do fluir das coisas.
Tales tinha fama de distraído. Conseguiu estabelecer a altura das pirâmides apenas pela sua sombra. Foi o primeiro personagem conhecido que se associa a matemática.
Quando Tales morreu sobre a sua tumba se colocou a seguinte inscrição:
Contempla aqui a tumba de um gênio poderoso, Tales!
Este monumento pouco vale, sua glória, porém se eleva até aos céus!

Frases:
''Espera do teu filho o mesmo que fizeste a teu pai.''
"Muitas palavras não indicam necessariamente muita sabedoria."
"A coisa de maior extensão no mundo é o universo, a mais rápida é o pensamento, a mais sábia é o tempo e a mais cara e agradável é realizar a vontade de Deus."
"A esperança é o único bem comum a todos os homens, aqueles que nada mais têm - ainda a possuem."
“Procure sempre uma ocupação; quando o tiver não pense em outra coisa além de procurar fazê-lo bem feito."
“Toma para ti o conselho que dá aos outros.”


Texto elaborado a partir dos comentários no blog das turmas 301, 302 e 303 do Colégio Estadual Imigrante - Caxias do Sul -RS.
Parabéns pela maravilhosa pesquisa, pessoal!
Me orgulho muito de vocês.
Profe Maísa

4 comentários: