sexta-feira, 10 de junho de 2011

Matemática: como explicar essa ciência?

             Muitas vezes nos deparamos com idéias de que a Matemática é a ciência dos números, que com ela é possível realizar inúmeras contagens e cálculos. Para muitos a matemática se reduz mesmo aos números, porém ela é algo muito mais complexo e difícil de definir em poucas palavras.
            Podemos perceber que a matemática nos oferece estratégias poderosas para compreender diversas coisas do mundo, afinal, ela nos ajuda a compreender o mesmo. Mas então, como podemos a definir?  Segundo diversos estudiosos, antigamente sim, a matemática se resumia aos números, porém com o passar do tempo a matemática foi evoluindo, e esse desenvolvimento deu-se com a contribuição de vários povos e personalidades, e com isso foram criadas e descobertas diversas teorias, que surgiram principalmente a partir de problemas percebidos pelo homem e uma forma de poder solucioná-los.
            Recentemente, estudiosos na área da matemática entraram em um consenso e a definiram como a ciência dos padrões ou ciência das regularidades, pois é através da busca por regularidades que são formuladas teorias para explicar o que é observado.
            A matemática envolve a lógica, a intuição, a análise, a demonstração, a construção, o raciocínio e inúmeros elementos que envolvem a relação da vida e da natureza com o mundo. Por isso é que a matemática está presente em muitos ramos, como na física, na química, nas artes, nas inovações tecnológicas, na economia, enfim, o mundo depende da matemática para a sua evolução.
            Sendo assim, seu objetivo é contribuir para diversas áreas, ajudando a desenvolver teorias, a entender e explicar fenômenos na natureza, a criar medicamentos, prever acontecimentos na economia, a explicar movimentos, a criar tecnologias e inovações em todas as áreas do conhecimento, ajudando assim no desenvolvimento do ser humano.
            Em constante desenvolvimento as teorias matemáticas são desenvolvidas a partir de criações, invenções que visam facilitar e resolver situações problemas, tais como o cálculo financeiro, todas as suas fórmulas e aplicações ajudam o comércio, os bancos, o mercado de ações, os investimentos, enfim essa descoberta envolve uma área muito grande do mercado. Outra criação que foi muito importante é a geometria, a partir das formas, tamanhos e medições foi-se construindo essa parte do conhecimento matemático que é importantíssima na medição de terras para os agricultores, distância entre cidades, nas construções, medidas das áreas e volumes de forma padrão para os objetos com mesma forma. São pessoas que tem uma visão do mundo e pensam uma forma para explicá-lo e demonstrar os acontecimentos, que proporcionam o surgimento dessas novas idéias e a partir disso desenvolvem os conceitos, definições e teoremas para uma teoria consistente, com demonstrações e teoremas que provam a sua veracidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário