terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bingo das Frações Algébricas

É inexplicável como frações apavora os estudantes. Sempre que coloco alguma questão envolvendo frações os alunos falam: "Lá vem a profe complicar nossa vida."
Em meio a essa fala, me questiono e também questiono os alunos do porquê de ter pânico de frações, se na maioria das vezes o aprendizado se dá através de exemplificações das porções com alimentos tão saborosos como pizza e chocolate.
Mas o que significa uma fração?
Significa dividir algo em partes iguais. Certo?
E fração algébrica?
Fração algébrica é uma fração cujo denominador é uma expressão algébrica.
E a maioria há concordar, que assim complica um pouco mais.
Pensando nisso, confeccionei um jogo para a fixação do aprendizado e para dar um pouco mais de diversão nas aulas.
O jogo é um bingo de frações algébricas, que visa a fixação da simplificação das mesmas.
Como um bingo normal precisa-se escolher um prêmio para o vencedor. Algo que agrade os alunos: livros, calculadora, lápis, canetas, doces, etc.
Os alunos podem ficar em duplas ou trios, e cada um desses grupinhos ganha uma cartela (confeccionar cartelas bem coloridas).


Além disso, cada grupo deve receber marcadores para as respostas.



Fazer uma planilha numerada com as frações algébricas e o resultado da simplificação.





Sortear os números ou pedir para os alunos escolherem, e consultar a tabela para ver a respectiva fração a ser simplificada.

Daí, é só se divertir e aguardar o grupo vencedor.



sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Projeto Interdisciplinar: Escola Ideal

O projeto Escola Ideal foi proposto aos alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Imigrante, em Caxias do Sul - RS, visando conscientizar os educandos da importância da preservação do meio ambiente, redução do desperdício e reaproveitamento de materiais ecologicamente corretos, aplicação dos conteúdos de geometria plana e espacial, perspectiva, produção de texto comparativo sobre a escola construída e a que estudam, identificação dos símbolos de reciclagem.
Os alunos trabalharam durante o ano nas diversas áreas do conhecimento para a execução deste projeto, que teve como plano de ação a construção de uma maquete da escola dos sonhos dos educandos (escola ideal), utilizando materiais recicláveis, bem como os conceitos da matemática (geometria plana e espacial), arte (design e art nouveau), geografia e sociologia (sustentabilidade, economia verde), inglês (comparative forms of adjectives: superiority and superlative forms), português (texto dissertativo e relatório), biologia (conceito de sustentabilidade e pesquisa sobre materiais recicláveis – o que é reciclável, símbolos de reciclagem e etc), química (separação do lixo e construção de objetos utilizando materiais recicláveis).
Os educandos executaram o projeto durante as aulas e também em casa. Utilizaram como materiais: revistas, jornais, livros de arte e decoração, vídeos, computadores, materiais recicláveis, material elétrico, etc.
A avaliação foi realizada de forma contínua, durante todo o processo e foram observados: o comprometimento com os componentes curriculares (empenho, interesse, participação e organização dos materiais), capacidade em aplicar os conhecimentos adquiridos na realização das atividades práticas e relacionamento interpessoal (com colegas e professores) e o resultado final, ou seja, a maquete.
Vejam os resultados maravilhosos que obtivemos com este projeto.












































































Lindos, não é mesmo?